Educação

Sucesso da abertura do ano letivo 2017 celebra nova fase Educação Municipal

Na noite do dia 21 de fevereiro, os professores da Rede Municipal de Ensino participaram da abertura do ano letivo 2017. Iniciado ao som da Música Popular Brasileira, o evento foi uma acolhida aos professores e demais profissionais da educação que aproveitaram o reencontro para abraços, conversas e fotos. Estiveram também presentes os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e convidados.

A abertura iniciou oficialmente com a apresentação, sob a organização de Igor Ribeiro, de alunos da Rede Municipal de Ensino e do professor Luiz Antônio que mostraram que “ninguém é igual a ninguém”, atendendo, assim, ao tema do ano letivo Educar para a diversidade: Entrelaçando identidades, relações e saberes.

Em seguida os pronunciamentos da Secretária Municipal de Educação, Nair Tatiane Macêdo de Santana, que em suas palavras trouxe mensagem aos professores sobre o legado que esta gestão deixará no cumprimento da Lei 11.378/08, que trata do direito de 1/3 da jornada para atividade extraclasse. Em suas palavras, Nair agradeceu ao compromisso dos professores, e reafirmou a importância do trabalho coletivo, em seus dizeres “juntos somos mais fortes”. O prefeito Ricardo Maia destacou as obras realizadas, o compromisso da nova gestão na continuidade de um trabalho sério que pretende melhorar ainda mais a qualidade da educação municipal. Além do destaque para as salas de aula climatizadas, as carteiras que oferecerão qualidade às salas de aula, o Plano Municipal de Educação e a reestruturação da Rede, o compromisso em elevar o IDEB foi destacado em sua fala.

Sob os versos do cordelista e professor Manoel Messias de Matos, o palestrante Bráulio Bessa foi convidado ao palco. Numa palestra de quase duas horas, o poeta e empreendedor social, encantou a todos os presentes. O olhar atento, a escuta aguçada e a leveza dos gestos de quem estava ali mostraram que o poeta realmente consegue extrair da sua experiência e da sua história o conhecimento, a sabedoria e a certeza de que mesmo em meio às desigualdades é possível, pela educação, aprender a respeitar as diferenças sociais e culturais e criar espaços de integração e respeito ao diferente.

E assim, o ano letivo escolar de Ribeira do Pombal se iniciou, com muita alegria, compromisso e trabalho. E nas palavras da Secretária Nair Tatiane é o que deseja para alunos, professores e gestores da Rede Municipal de Ensino: “Que o ano se faça feliz e produtivo, com muito trabalho e conquistas”.

 

Agradecimentos

Felicidade e Gratidão descrevem tão bem o sentimento de ontem, na Cerimônia de Abertura do Ano Letivo 2017. Reunir todos os professores da Rede Municipal de Ensino, gestores e convidados para celebrarmos o início de mais uma jornada de muito trabalho e dedicação.

Realizar uma apresentação com alunos e professor da nossa rede é muito especial porque fortalece o nosso compromisso em valorizar o nosso profissional, o nosso trabalho, o talento dos nossos alunos. Assim, como também é encantador ouvir o nosso prefeito Ricardo Maia falando das ações concretizadas pela sua gestão e saber das outras conquistas que virão para as nossas escolas. E foram tantas as conquistas até aqui, e serão tantas outras que poderemos alcançar pelo trabalho coletivo.

A melhor definição para a palestra de Bráulio Bessa é a de plena satisfação. Sentimo-nos satisfeitos por saber que fizemos a escolha certa, e porque sabemos que o nosso desejo em apresentar a mensagem de que a diversidade é uma riqueza no auxílio à aprendizagem de todos, circulará em todas as salas de aula do nosso município. Sim, porque Bessa nos falou de sonhos, da concretização do sucesso pela representação da cultura popular nordestina, a nossa identidade estava ali estampada. E como ele disse muito bem, nós também podemos, nós também somos capazes. E de fato, somos!

E é por esta felicidade que emana do nosso peito que só podemos espalhar esta felicidade em todos os cantos que estivermos, em nossos locais de trabalho, em nossas salas de aula. E é isso que posso desejar a vocês: felicidade. Que tenhamos um ano de trabalho e muitas conquistas, professores.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios