EducaçãoNotícias

Educação pombalense prioriza preparação dos estudantes para o IDEB 2019

Durante o mês de outubro de 2019 cerca de 1280 alunos da rede municipal de educação, participaram da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica, SAEB, (Antiga Prova Brasil), cujo resultado é utilizado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, que através de metas avalia a qualidade da educação básica brasileira. Em Ribeira do Pombal, sob a coordenação da Secretária de Educação, as avaliações foram realizadas entre os dias 23 e 31 de outubro, nas turmas do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Mas a preocupação com o desempenho dos alunos na prova já ocupa os técnicos do Município desde o início do ano letivo, por isso a secretaria aproveitou esse processo para realizar ações especiais de preparação dos jovens, com aulas de reforço, formação extra para professores, aplicação de simulados nos moldes da Prova, entre outras. Além da logística especial que foi executada nos dias de aplicação da prova com lanche especial, transportes especifico, alteração dos horários de intervalo e organização dos ambientes da escola.

A coordenadora das ações da Prova SAEB, professora Elba Kleise, falou sobre as avaliações. Ela informou que o Município de Ribeira do Pombal está adiantado quanto à nota do IDEB, pois conta já hoje com a nota que estava programada como meta para 2021, mas que independente disso “nossa meta é continuar crescendo”, disse a coordenadora.