logomarca

Prefeitura anuncia que agricultores familiares terão boletos quitados para o Garantia Safra

A boa notícia foi trazida hoje, 11, quando da reunião do Conselho de Desenvolvimento Sustentável, o qual é ligado à Secretaria de Agropecuária e formado por representantes de associações de pequenos produtores rurais do município de Ribeira do Pombal. Com a decisão do Prefeito, essa será a segunda vez que o Município arca com a despesa que seria de responsabilidade dos agricultores familiares pombalenses.

O Garantia Safra é um tipo de seguro, que precisa ser renovado todo ano, e é forma um fundo institucional com participação dos governos e dos agricultores e reembolsa uma parte dos prejuízo nas plantações em propriedades do semiárido quando no ano anterior a safra é prejudicado pela escassez de chuva.

O Secretário Jairo Monteiro Filho falou da importância da iniciativa para os agricultores, segundo ele, “… isso garante com que todos os pequeno agricultores participem do programa, pois muitas vezes os mais humildes deixam de participar por não poder pagar um boleto”. Com a iniciativa da Prefeitura em assumir esses pagamentos, o prefeito, além de ter um gesto de sensibilidade para com as famílias de trabalhadores do campo, acaba realizando um pequeno investindo com garantia de retorno bem maior para a economia da cidade. “Só tenho a agradecer e parabenizar ao Prefeito pela atitude”, disse do secretário.