Professora desenvolve dissertação de mestrado a partir da Educação Especial Municipal

A Professora, Sara Carvalho, da rede pública municipal, Mestra em Supervisão Pedagógica com especialidade em Educação Especial pela Universidade Aberta de Portugal, desenvolveu sua Dissertação de Mestrado a partir da realidade da educação municipal pombalense que motivou a professora devido a maneira especializada como é tratada a educação especial com estrutura, capacitação e metodologias perfeitamente adequadas, o que inclusive torna o município um exemplo a ser seguido.

A seguir, veja resumo do trabalho da Professora pombalense:

 

 

PRÁTICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA REGULAR
Maria José Sara Carvalho dos Santos
RESUMO: Este texto consiste de uma síntese crônica da palestra sobre práticas inclusivas, como parte do curso de mesmo tema. Seu objetivo é de esclarecer aos gestores educacionais, professores e auxiliares que incluir é possível e não é uma utopia. A metodologia usada foi a de demonstrar práticas docentes relatadas num estudo de caso concluído em 2016, enquanto dissertação de mestrado. Os resultados obtidos naquele estudo corroboraram a possibilidade de inclusão e os que foram alcançados no referido colóquio atestam a opinião de que falta mais empenho e busca constante de estudo, de investigação, o que, se realizado, só contribuirá com a prática inclusiva. Conclui-se que se a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais é possível, isso só sai do ideal para o real quando todas as instituições – família, escola, sistema educacional, autoridades – se comprometem e isso servirá de base para a inclusão de todas as pessoas que formem minorias sociais.

Palavras-chave: Inclusão. Investigação. Crianças com Necessidades Educacionais Especiais. Prática Inclusiva. Instituições.

 

INTRODUÇÃO
Lidar com a inclusão de pessoas com necessidades especiais ainda é um tabu entre as autoridades e, de um modo geral, até entre a sociedade. E, quando o assunto é incluir as crianças com necessidades especiais, que por si só já são indefesas socialmente, ainda mais. Este caso é difícil de ser permeado até entre os educadores e as próprias famílias dessas crianças. Seja por desconhecimento legal, por descontentamento com as condições que lhes são dadas, ou por subestimação dos diversos potenciais que possam estar intrinsecamente escondidos por trás dos rostos infantis de cada criança, enquanto aluna ou enquanto ente querido.

____________
SANTOS, M. J. S. dos. Pedagoga mestre em Supervisão Pedagógica (UAb/PT) e especialista em Educação Especial (UNEB) e em LIBRAS (FAEL). E-mail: majcs1@hotmail.com

 


Ouvidoria

A Ouvidoria Geral de(a) Ribeira do Pombal tem por propósito cumprir a previsão constitucional(art 37, §3º) para ser o Órgão que permite ao cidadão e cidadã a participação na administração pública direta e indireta. É de sua competência o recebimento de reclamações, denúncias, solicitações, sugestões e elogios dos serviços públicos municipais, visando o aprimoramento da prestação do serviço, além de contribuir para a formulação de políticas públicas.

A qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura se aperfeiçoa com a atuação da Ouvidoria, uma vez que ela auxilia na identificação de pontos a serem aprimorados e contribui para a melhoria dos procedimentos e dos processos administrativos. Ao exercer seu papel de porta voz da cidadania, aliado na defesa dos direitos, na busca de soluções de conflitos extrajudiciais e colaborador eficaz dos programas de qualidade implantados.

O Ouvidor atua também em defesa da administração, procurando subsidiar o atendimento de reivindicações de funcionários, exercendo um controle preventivo e corretivo de arbitrariedades ou de negligências, de problemas interpessoais ou, ainda, de abuso de poder das chefias.

Portanto, para entrar em contato com a Ouvidoria Municipal compareça na Sede da Prefeitura (Consulte o Endereço no Institucional) ou registre sua manifestação na Ouvidoria Eletrônica. A Ouvidoria funciona 24h e permite registro de manifestação e acompanhar o trâmite. Não é necessário realizar cadastro, manifestações anônimas são permitidas. Após o envio da mensagem um número de protocolo será gerado, permitindo o acompanhamento da sua manifestação.

Endereço:
Praça Getúlio Vargas S/N, Centro administrativo
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 das 14:00 às 18:00
Telefone: (75) 3276-1967 / 0800-0751967
Email: email@email.com

Registrar manifestação

Secretarias municipais

Administração

Nome do responsável: ROBERTO ALCANTARA DE SOUZA - SECRETARIO

Endereço: PRAÇA DOMINGOS FERREIRA DE BRITO, SN

Horário: SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00 AS 12:00 das 14:00 as 18:00

Telefone: (75) 3276-1026

AGROPECUÁRIA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Nome do responsável: JAIRO MONTEIRO DO NASCIMENTO FILHO - SECRETARIO

Endereço: AVENIDA OLIVEIRA BRITO, SN

Horário: SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00 AS 12:00 das 14:00 as 18:00

Telefone: (75) 3276-4316

CULTURA, ESPORTE E LAZER

Nome do responsável: OSVALDO ROCHA GOIS - SECRETARIO

Endereço: AVENIDA OLIVEIRA BRITO, SN

Horário: SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00 AS 12:00 das 14:00 as 18:00

Telefone: (75) 3276-1026

EDUCAÇÃO

Nome do responsável: NAIR TATIANE MACEDO DE SANTANA - SECRETARIA

Endereço: RUA PAULO JOSÉ DE SANTANA

Horário: SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00 AS 12:00 das 14:00 as 18:00

Telefone: (75)3276-1478

MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS

Nome do responsável: MARCELO EMMANOEL SILVA - SECRETARIO

Endereço: AVENIDA OLIVEIRA BRITO, SN

Horário: SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00 AS 12:00 das 14:00 as 18:00

Telefone: (75) 3276-4680

Saúde

Nome do responsável: LAKCELMA COSTA DA SILVA - SECRETARIA

Endereço: ESTRADA DA MIRANDELA, 631, BAIRRO CAIXA D´AGUA

Horário: SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00 AS 12:00 das 14:00 as 18:00

Telefone: (75) 3276-1921

TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nome do responsável: MARIA HELENA BACELAR BRITO - SECRETARIA

Endereço: AVENIDA OLIVEIRA BRITO, SN

Horário: SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00 AS 12:00 das 14:00 as 18:00

Telefone: (75)3276-1789

TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA

Nome do responsável: DIEGO VIANA DA SILVA SANTANA - SECRETARIO

Endereço:

Horário: SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00 AS 12:00 das 14:00 as 18:00

Telefone: (75) 3276-4980

URBANISMO, OBRAS E SERVIÇOS PÚBLICOS

Nome do responsável: ELIOMAR SANTANA NASCIMENTO - SECRETARIO

Endereço: AVENIDA OLIVEIRA BRITO, SN

Horário: SEGUNDA A SEXTA-FEIRA DAS 08:00 AS 12:00 das 14:00 as 18:00

Telefone: (75) 3276-4980



Acesso à Informação

Serviço de informação ao cidadão

O que é?

A Lei nº 12.527/2011, tem o propósito de regulamentar o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. Um dos mecanismos da lei é o Balcão de acesso à informação, localizado na Prefeitura Municipal e o outro é o e-SIC – Serviço de Informação ao Cidadão. Através do e-SIC que está de acordo com as exigências da lei de Acesso à Informação, o cidadão poderá fazer sua solicitação de forma prática e rápida de qualquer lugar do mundo. Aproveite e faça bom uso desta nova ferramenta disponibilizada aos cidadãos.

Como funciona?

Para que se possa registrar seu pedido de informação é necessário que se preencha algumas informações para identificação do cidadão. Após o registro da sua solicitação, o órgão responsável terá um prazo de 20 dias para entregar sua resposta, podendo ser prorrogável por mais 10 dias justificáveis. Após este período ou antes sua resposta ficará disponível online para consulta ou enviada através de carta ou entregue pessoalmente.

Balcão de informação

Endereço:

Praça Getúlio Vargas S/N, Centro administrativo

Horário de atendimento:

Segunda a sexta-feira das 08:00 às 12:00 das 14:00 às 18:00

Telefone: (75) 3276-1967 / 0800-0751967

Email: ouvidoria@ribeiradopombal.ba.gov.br

e-SIC

O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Legislativo Municipal. O cidadão ainda pode entrar com recursos às respostas aos pedidos de informação.

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