Secretaria Municipal de Educação: Construir saberes e práticas que transformam

A Secretaria Municipal de Educação através da temática “Leitura, escrita e inclusão social: saberes e práticas que transformam” pretende verificar e desenvolver durante este ano políticas que facilitem a aprendizagem da leitura e da escrita nas diferentes etapas e modalidades das escolas da Rede Municipal de Ensino, sob a perspectiva da inclusão social.

Compreendendo que o grande desafio está em unir todos os esforços para tornar nossos aprendentes leitores e escritores competentes e autônomos assegurará, dentre outras ações, a formação continuada para todos os professores da Rede Municipal. Espera-se que tais formações possam contribuir para multiplicar práticas e sabres e assim transformar o ensino da língua em nossas salas de aula, bem como o fazer pedagógico de cada área.

Durante esta semana professores da Educação de Jovens e Adultos do Campo puderam participar de um encontro de 16 horas para refletir sobre as concepções que orientam o trabalho desta modalidade, bem como organizar o planejamento para o início das aulas, que conta com uma proposta curricular específica e pretende alcançar as necessidades do público através da alfabetização e do letramento.

Outro público atendido foram os coordenadores da Educação Infantil, estes estiveram reunidos para tratar do trabalho com escrita nesta etapa, com o olhar voltado para as especificidades dos pequeninos o grupo se organizou para atividades que possam desde já garantir a apropriação da linguagem.

Já os professores de Língua Portuguesa e coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) tiveram a oportunidade de participar da formação a escrita escolar: diálogos e reflexões, com a professora Dra. Lícia Beltrão. O público se envolveu nas atividades propostas buscando ampliar os conhecimentos sobre os atos de produção de gêneros e da reescrita de textos, como prática social.

É nesse trabalho de conhecimento das necessidades, de discussão dos saberes, do planejamento das atividades e do monitoramento dos resultados que a Secretaria Municipal de Educação pretende construir, com professores e toda a comunidade escolar, saberes e práticas que transformam.