Administração e Finanças

Prevenção às Drogas será tema nas escolas da Rede Municipal

Coordenadores e Professores de Educação Física e de Ciências de todas as escolas da rede municipal se reuniram nessa quinta-feira, 12, para capacitação promovida pela Secretaria de Educação, com o objetivo de dar início ao novo projeto pedagógico implantado nas escolas durante a terceira unidade, entre agosto e setembro, com o objetivo de discutir o tema dos malefícios das drogas no dia a das pessoas e da sociedade.

Trata-se do Projeto, “Drogas: Legal é não usar”, que ao mesmo tempo atende a Lei Municipal, 004/2013, de autoria do Vereador Bebeto, atual Secretário de Educação, que institui a inclusão de tais estudos nos currículos a partir do 6º ano, entre os componentes curriculares de Ciências e Educação Física. A lei afirma que o ensino desses conteúdos objetiva a “conscientização de crianças e jovens, colaborando para diminuir os índices de violência associado às drogas, na comunidade pombalense”. Além do trabalho em sala de aula, estão previstas, também, ações nas ruas da cidade e apresentações dos resultados.

Para o Secretário, Roberto Alcântara, a educação não pode ficar alheia às questões de ordem social, por isso a preocupação com a responsabilidade social diante da atual realidade. Juntamente a esse trabalho, preocupado com a prevenção às Drogas, há toda uma rede de proteção social sendo estabelecida com a parceria de Ong’s, Escolinhas de Futebol, Órgão Estaduais; e através do Centro Multidisciplinar de Apoio Pedagógico e Psicossocial, que será inaugurado em breve para atender a rede municipal de educação.