Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Prefeitura faz entrega de calcário a produtores rurais

A Prefeitura de Ribeira do Pombal, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realizou recentes distribuições de calcário para impulsionar os segmentos agrícola e pecuário.

Vários agricultores foram beneficiados com a distribuição gratuita de calcário, crucial para aumentar a produtividade, preservar a saúde do solo e evitar sua degradação. Inicialmente, em parceria com o Governo Estadual e o SISAN, foram distribuídas 40 toneladas que serão compartilhadas entre os agricultores inscritos no município.

Conforme mencionado pelo secretário José Valdo Pereira, o calcário é fundamental para revitalizar áreas degradadas, tanto em plantações quanto em pastagens, reduzindo a acidez do solo por meio de elementos químicos como cálcio e magnésio, e a quantidade entregue a cada produtor é determinada com base na análise do solo já realizada.

Essa iniciativa tem como objetivo fomentar a agricultura local, especialmente para os pequenos produtores, visando reduzir os custos de produção e preservar a qualidade do solo. Além disso, o uso do calcário diminui a dependência de fertilizantes químicos, que podem ser prejudiciais à saúde.

A prefeitura de Ribeira do Pombal ressalta a importância da distribuição de calcário para os produtores rurais, representando mais um avanço significativo para fortalecer a agricultura local, garantindo melhores condições de trabalho e promovendo o desenvolvimento rural do município.