Prefeitura de Ribeira do Pombal atua para reduzir impacto ambiental no Riacho Tué e minimizar problema antigo
A Prefeitura de Ribeira do Pombal segue trabalhando para solucionar um problema antigo que há anos afeta a cidade: o despejo inadequado de águas sujas no Riacho Tué, que deságua no Rio Quente e, posteriormente, no Rio Itapicuru. Para isso, estão sendo realizadas melhorias no sistema de escoamento de águas pluviais na Avenida Luiz Viana Filho, uma das áreas mais impactadas.
O problema ocorre porque, na ausência de um sistema de esgotamento sanitário, muitos moradores passaram a utilizar a rede pluvial para o descarte de esgoto doméstico. Essa prática compromete a qualidade da água do riacho e prejudica o meio ambiente, além de gerar transtornos para a população, principalmente em períodos chuvosos.
Para minimizar os danos, a Prefeitura está desviando o curso das águas pluviais e adotando soluções emergenciais para reduzir o impacto no Riacho Tué. Paralelamente, um acordo já foi firmado entre a Prefeitura e a Embasa para a implantação da rede de esgotamento sanitário no município, o que trará uma solução definitiva para a questão, o munícipio aguarda audiência com a Embasa para discutir .
A gestão municipal reforça que esse é um problema histórico que precisa de uma solução definitiva, mas que, enquanto a obra de esgotamento não acontece, medidas emergenciais continuarão sendo tomadas para diminuir os danos ambientais e melhorar a qualidade de vida da população.