
Pombal sediou o Encontro Macro Territorial sobre cultura com participação de dirigentes culturais de quatro Territórios de Identidade da Bahia: Itaparica; Litoral Norte e Agreste Baiano; Semiárido Nordeste II; e Sisal.
O encontro, com o tema: “Dialogando sobre a Construção dos Sistemas Municipais de Cultura na Bahia”, foi promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia e faz parte da iniciativa do governo baiano no sentido de mobilizar os municípios, através de diálogo e capacitação, para que possam organizar seus respectivos Sistemas Municipais de Cultura e implantar os Conselhos de Cultura.
No caso de Ribeira do Pombal, o Sistema de Cultura já foi implantado desde 2014, por tanto é uma experiência que pode servir de modelo para outros municípios do território nordeste II ou mesmo da Bahia, porém os pombalenses ainda ficaram com uma demanda: criar o Conselho Municipal de Cultura. Essas orientações estão sendo trazidas aos municípios por que são medidas que possibilitarão a captação futura de novos recursos, voltados à área da cultura.