Administração e FinançasEducação

Prefeitura apresenta proposta para sanar pendências do Município com os professores

A administração municipal de Ribeira do Pombal se reuniu nessa quarta-feira, 13, com os professores para tratar de direitos requeridos pela categoria relativos a aplicação da Lei do Piso do magistério, de 2008. A iniciativa da Prefeitura demonstra o interesse da gestão atual em sanar pendencias que o Município tem com a categoria, respeitando o trabalho do professor e reconhecendo sua importância para o desenvolvimento de Ribeira do Pombal.

O prefeito Ricardo Maia acompanhado dos vereadores e por sua equipe de procuradores e da Secretaria de Educação destacou o esforço da administração, que a partir desse ano de 2017 conseguiu por fim às distorções que havia na carga horária dos professores e chega ao final do ano com capacidade de honrar cada profissional exatamente quanto ao direito que lhe cabe. Hoje os professores municipais têm garantido 30% da carga horária para utilizar em atividades fora da sala de aula, com planejamento ou formação, por exemplo.

Voluntariamente a administração decidiu que independentemente de ação judicial todos os profissionais receberão seus direitos imediatamente, bastando que os interessados oficializem acordo com a administração a partir dos cálculos apresentados pela Secretaria de Educação e o Setor de Recursos Humanos. Na opinião dos procuradores se os trabalhadores concordarem com os valores apresentados, vale à pena fazer o acordo aproveitando que a administração atual tem condições de realizar os pagamentos e encerrar uma questão que pode se arrastar por anos.