Trânsito e Transporte

Ribeira do Pombal sedia capacitação regional para o Programa Primeira Infância

A Secretaria de Ação Social de Ribeira do Pombal sediou nessa segunda-feira, 20, reunião com representantes dos municípios da região para tratar do programa Primeira Infância, implantado no município desde 2017. O evento, coordenado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia, trata-se de oportunidade para a capacitação dos agentes responsáveis pelo programa em cada município. Em Ribeira do Pombal são atendida cerca de 150 famílias inscritas no Bolsa Família, com crianças de 0 a 3 anos, ou até seis anos no caso de filhos com alguma deficiência física.

O objetivo da iniciativa é trazes novas informações e conteúdos para que os responsáveis pelo programa, em cada município, possam se atualizar e preparar para as novas realidades sociais das famílias, que são dinâmicas e há todo momento apresentam novos desafios a serem superados. Para essa etapa do treinamento “estão sendo trabalhados temas ligados ao desenvolvimento cognitivo e intelectivo das crianças”, informou a psicóloga da secretaria, a Dra. Tânia Costa Duplatt.

O programa prevê que gestantes e crianças até 3 anos sejam acompanhadas por visitadores capacitados, periodicamente e assim operacionalizar uma política voltada ao desenvolvimento humano de crianças beneficiárias do Bolsa Família, desde a gestação. Ribeira do Pombal pode sediar o evento por ser uma das lideranças no assunto em toda região, inclusive uma das primeiras cidades a apostar na proposta desde o início.