Meio Ambiente e Recursos HídricosNotícias

Secretaria de Meio Ambiente reforça atuação contra Poluição Sonora

A Secretaria de Meio Ambiente vem trabalhando o tema da poluição sonora no seio da comunidade pombalense. Através de reuniões com setores profissionais e publicação de conteúdos os técnicos da secretaria procuram promover um diálogo com a sociedade. O melhor caminho para um tema polêmico e que precisa ser entendido e respeitado pela população, pelos profissionais e pelas autoridades.

 

O QUE É POLUIÇÃO SONORA?
A poluição sonora pode ser entendida como qualquer emissão de som ou ruído que, direta ou indiretamente, resulte ou possa resultar em ofensa à saúde, à segurança, ao sossego ou bem-estar das pessoas.

EXISTEM LEIS QUE TRATAM DA POLUIÇÃO SONORA?
Sim. Há diversas leis tratando do assunto: federais, estaduais e municipais.

Entre leis federais, estão a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/95), a Lei das Contravenções Penais (Decreto-lei 3.688/41), o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) e o Código Civil (Lei 10.406/02). No Município de Ribeira do Pombal, destaca-se a Lei nº 598/13.

ATÉ QUE HORAS POSSO FAZER BARULHO?
Em nenhum horário. Pouco importa se é manhã, tarde, noite ou madrugada. Infelizmente, criou-se uma ideia errada de que seria permitido abusar de sons e ruídos entre as 8h e 22h, como se o sossego e a saúde das pessoas não pudesse ser atingido neste período.

Lembre-se: o objetivo das leis é a proteção do sossego, do trabalho e da saúde, qualquer que seja o horário.

SOMENTE SONS OU RUÍDOS MUITO ALTOS GERAM POLUIÇÃO SONORA?
Não. Pequenos ruídos e mesmo sons baixos emitidos, por exemplo, por um rádio em sua casa, podem ser tão incômodos e nocivos à saúde de terceiros quanto outras fontes poluidoras mais perceptíveis.

Tudo vai depender do contexto em que se acha inserida a vítima dos sons e ruídos produzidos. Se o som ou ruído que você produz de algum modo alcança aos ouvidos do seu vizinho, este é quem poderá dizer se é ou não aceitável.

O princípio a ser observado é o de conter o som ou ruído no próprio ambiente em que ele é gerado.

QUAL O PAPEL DOS ÓRGÃOS MUNICIPAIS?
Os órgãos municipais são responsáveis pela concessão ou não de Alvará para o funcionamento de determinada atividade, tenha ela ou não um objetivo econômico.

Também são obrigadas a fiscalizar o funcionamento das atividades e a impedir administrativamente, de imediato, os abusos (com o poder de polícia). Antes de tudo, o Município tem de emitir licença específica à atividade potencialmente poluidora, porque este é o efetivo instrumento de controle prévio dos abusos, onde se poderá exigir as adequações necessárias.

Sem a licença específica, a atividade é ilegal e criminosa (Vide art. 60, da Lei n. 9.605/98).

POSSO SER MULTADO POR CAUSA DE POLUIÇÃO SONORA?
Sim. Diversas leis preveem a aplicação de multa pela prática de poluição sonora, sem contar que você poderá ainda responder penalmente por isso, com uma ação penal na Justiça.

Related Articles

Back to top button

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker