Audiência pela Universidade Federal do Nordeste da Bahia

Ribeira do Pombal sediou, nessa quinta-feira, 12/01, reunião com representantes dos territórios Litoral Norte, Sisal, Bacia do Jacuípe e Semiárido Nordeste II, abrangidos pelo projeto de criação da UFNB – Universidade Federal do Nordeste da Bahia. O evento significou a retomada dos debates e articulações em vista do projeto que foi suspenso em 2014, quando do impeachment da presidenta Dilma e que agora com o novo Governo Federal poder ser reativado graças ao empenho dos agentes sociais e políticos dos territórios envolvidos, uma que agora acreditam ser possível transformar esse sonho em realidade.
O Projeto reuni 74 municípios, 1,8 milhões de habitantes, criação de 1.600 caros e tem por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi.
A proposta ainda compreende oferecer aos acadêmicos trajetórias compostas por módulos e fases sucessivas e articuladas, com certificação intermediária que abrangem Bacharelado Interdisciplinar, Licenciatura Interdisciplinar, Graduação, Residências Profissionais, Mestrados Profissionais e Acadêmicos e Doutorados. A Partir do evento realizado em Ribeira do Pombal o grupo, vai ser organizar para promover cumprir uma agenda de debates, mobilizações e ações políticas institucionais assumidas na oportunidade.