Agosto Lilás – pelo fim da violência contra a mulher
O movimento “agosto Lilás” é uma campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A Lei Maria da Penha (11.340/2006) foi criada no sentido de conscientizar sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres e completou 16 anos em 2022. A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, durante o mês de agosto está cumprindo vasta programação para tratar do assunto. Assim como em todos os anos, neste mês, são realizadas atividades que visem o engajamento da sociedade com a causa, através de ações desde o incentivo à denúncia até o combate efetivo da violência.
Em 2022 as ações iniciaram através das redes sociais trazendo publicação sobre a Lei Maria da Penha e se estendem por todo mês de agosto. Estão sendo promovidas palestras e diálogos com vários setores sociais e será realizado momento de mobilização na cidade: uma blitz educativa para chamar a atenção da população para o tema.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
17 de agosto – 14h
Bate papo interativo no CRAS Pedro Tibúrcio para o público de mulheres abordando o tema pela conscientização do combate da violência contra mulher.
18 de agosto – 14h
Palestra no CRAS Luiz Viana Filho com convidados para palestrar: o Policial Militar Neiverson Araújo Costa tratando da temática e a Guarda Civil Municipal, Tereza Matos, abordando sobre as ações realizadas pela Patrulha Maria da Penha.
19 de agosto – 8h
Blitz de Conscientização ao Combate à violência contra mulher. A ação ocorrerá em frente ao semáforo da Câmara Municipal com distribuirão de panfletos e adesivos aos condutores. Ao decorrer do dia, as equipes realizarão colagem de cartazes na delegacia, rodoviária e postos de saúde do município, com o objetivo de divulgar os equipamentos como serviço de acompanhamento para as vítimas e suas famílias.
24 de agosto – 14h
Roda de conversa com a advogada do CREAS para orientação jurídica sobre a Lei Maria Penha, canais de denúncia, direitos e esclarecimentos sobre a medida protetiva.