Saúde

Secretaria de Saúde inicia mês dedicado à vacinação contra Sarampo e Poliomielite

A Prefeitura de Ribeira do Pombal iniciou a campanha nacional de vacinação contra poliomielite e o sarampo nesta segunda-feira, 6, a qual vai até o dia 31 de agosto. Crianças entre 1 ano até menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de saúde para receber a vacina, independente se já tomaram o imunizante, com exceção daquelas que tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

O município, através da Secretaria de Saúde, vem se preparando já há algumas semanas para o período de vacinação, com o objetivo de intensificar o máximo possível o alcance da população, inclusive com encontros de capacitação e animação dos agentes que, a partir de então, estão preparados para orientar a população sobre a importância da vacina e os locais onde está sendo feita a vacinação na sede e no interior.

Segundo a Secretaria de Saúde, a campanha iniciada hoje tem como objetivos vacinar quem nunca tomou a vacina; completar o esquema de vacinação de quem não tomou todas as vacinas; e dar uma dose de reforço para quem já tomou todas as doses necessárias à proteção. No dia 18 de agosto, acontecerá o “Dia D” de mobilização, quando a população estará sendo convidada a comparecer aos postos e centros de saúde de todo o país. Esse ano há ainda um componente a mais, uma vez que o país registra casos de volta da circulação do sarampo e a ameaça da poliomielite.